sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres amadorenses do princípio do século XX

Hoje celebra-se o dia Mundial da Mulher. No início do século XX, também na Amadora se manifesta a alvorada da emancipação feminina na sociedade portuguesa. No trabalho e no lazer, as mulheres amadorenses mostram que são um contributo decisivo para a comunidade.


Neste extrato da Illustração Portuguesa (II série - nº555, 1916-10-09), pode tomar-se a consciência que na Amadora, do início do Sec.XX, a mulher vivia já momentos de emancipação - ainda que esta dinâmica ocorre-se apenas em determinados grupos sociais.




Na Fábrica de Espartilhos Santos Mattos (1902) na Amadora, as mulheres eram uma força de trabalho muito importante na primeira fábrica de grandes dimensões amadorense. Amadora que viria mais tarde, a ser o mais importante pólo da cintura industrial de Lisboa.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Clube Futebol Estrela da Amadora (1932-2012)


Foi fundado a 22 de Janeiro de 1932 por um grupo de sete jovens Amadorenses que partilhavam a paixão pelo futebol, reza a história que um deles, Júlio da Conceição, apontando as estrelas no céu deu a ideia para o nome do clube, o que foi aceite por todos. Apesar das dificuldades iniciais o clube resistiu, tendo feito o seu primeiro jogo contra o Palmense, clube da Palma de Baixo, tendo o Estrela vencido por 2-1, curioso foi o facto dos jogadores Estrelistas terem caminhado até ao estádio do adversário, o que serviu de aquecimento.


O equipamento tricolor do CF Estrela da Amadora tem como origem o facto de 2 ilutres individualides do Fluminense terem visitado o clube. em 1952, e terem oferecido 3 conjuntos de equipamentos "à fluminense". Na época da foto (1939), o equipamento era uma camisola azul com uma risca horizontal verde, calção branco e meias verdes.






Fontes:

Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Futebol_Estrela_da_Amadora
Fotos - Facebook de Mário Carvalho